Total Guitar #04

EDITORIAL – TOTAL GUITAR #04

Você se lembra – você, com mais de 40 anos – de que artistas como Alice Cooper e Kiss povoavam nosso imaginário com suas pinturas nos rostos e apresentações teatrais? E você, com mais de 30, se lembra do universo Death Metal, estilo ainda muito forte e atuante, principalmente nos países nórdicos, cujas bandas traziam maquiagens e trajes assustadores, vide o próprio brasileiro Sepultura nos seus primórdios?

Será que poderíamos prever a que nível sonoro/ estilístico/visual tudo isso culminaria na virada para o século XXI? Com muito, muito barulho, aumentado com o poder percussivo de grandes latas batendo, o nome Slipknot vem à mente como um exímio representante atual desta linhagem – ao menos esta pode ser uma das teorias. Há discussões até a respeito da descrição de estilo da banda: Nu-Metal, ou apenas Heavy Metal, ou verdadeiros exploradores de várias vertentes do metal no decorrer de sua carreira…

Bem, o que interessa mesmo é a presença massiva destes caras aqui na TGBr deste mês, através dessa dupla insana de guitarristas que é Jim Root e Mick Thomson, seja no Riff do Mês com o single The Negative One, na supermatéria sobre o retorno da banda após tragédias e incertezas, ou no lançamento do novo DVD aula de Root (apresentamos em primeira mão alguns trechos desta aula em nosso site, acessado via link e senha encontrados na página 8).

Sim, ecletismo é o mote (aliás, nos chamamos Total Guitar!), então, nesta edição, temos também a presença do genial Steve Morse, que nos deu uma superentrevista falando sobre Deep Purple, Mark Portnoy e companheiros do Flying Colors, além de confidências sobre estudo, composição, influências e muito mais.

E com muito orgulho a presença do grande mestre da guitarra no Brasil, Mozart Mello, que nos cedeu parte do seu dia para falar sobre sua carreira musical e sua vasta atividade didática prestes a completar 40 anos. Professor de vários professores no País, talvez ele esteja a bem menos do que seis graus de separação de você…

E tem muito mais: uma discussão sobre este novo gênero chamado Post-rock; o guitarrista Tomati e sua nova guitarra signature; o “pensante” Lobão gravando e produzindo seu novo álbum (literalmente) solo; lições sobre Blues, Funk, Hair metal, palhetada, acorde x escala, além do virtuosismo de Paul Gilbert, Jeff Loomis… Como disse um leitor, Total Guitar é guitarra total!

Boa leitura!

Conteúdo em Áudio e Vídeo da edição #04.

Leave a Reply

Your email address will not be published.