Total Guitar #02

EDITORIAL – TOTAL GUITAR #02

Um riff pode ser poderoso o suficiente para entrar para a história. sim, um simples riff pode marcar uma geração e ter uma semântica que representa uma cultura, um movimento, uma estética… e também pode ser pensado em sua construção musical estrutural, através de uma análise mais “matemática” – escalas, divisões rítmicas, tonalidades – ars et scientia. Com a recente lista do canal BBC sobre os maiores riffs de guitarra, a TGBr compilou, em uma seção, 20 lições de riffs em video, complementados com seus respectivos backing tracks. Analisamos também a lista completa (incluindo aqueles que discordamos) e a partir disso montamos a fórmula para a criação do riff definitivo!

E tem muito mais por aqui: quais os novos rumos para os riffs de hoje? Muitos artistas estão de olho no passado, reciclando-o para o futuro. Nesse perfil, se encaixam Jack White e Dan Auerbach, dois músicos do new-retro (?), tendo suas carreiras comparadas em extensa matéria. bandas de dois integrantes com riffs poderosos? Sim, possível e realizável no trabalho do Royal Blood, em entrevista completa, além das dicas de como montar um “power-duo”.

E o passado ainda presente da guitarra elétrica no Brasil? Se hoje há um mercado nacional pulsante, a quem devemos prestar homenagens? Apresentamos a seção especial da TGBr: Pioneiros BR, inaugurando com um raio-X completo do paulista Faiska falando sobre as dificuldades e aventuras de ser guitarrista profissional nas antigas décadas de 70 e 80.

E já que falamos do mercado nacional, fizemos uma matéria pra lá de especial sobre uma das maiores feiras de negócios do ramo: a expomusic. Conversamos com CEOs de importadoras, fabricantes, músicos e visitantes para traçar um panorama de múltiplas visões sobre o evento.

E não deixe de conferir outras entrevistas exclusivas à TGBr, como a de John Petrucci falando da nova turnê, sua nova guitarra e projetos futuros; assim como a conversa com o virtuoso do Fusion, o mestre Scott Henderson, que nos recebeu para um bate-papo descontraído sobre repertório, improvisação e muito mais pouco antes do seu workshop na EM&T, em São Paulo.

Veja também as análises de equipamentos na seção Artilharia e as várias lições acompanhadas de dezenas de vídeos e áudios de apoio – e informações múltiplas muito bacanas para os fãs de Richie Kotzen, Marty Friedman, Yngwie Malmsteen, Carlos Santana, Brian Setzer… Referência ao passado e de olho no futuro, com sangue novo: tudo isso você vê aqui! boa leitura!

Conteúdo em Áudio e Vídeo da edição #02.

Leave a Reply

Your email address will not be published.