Timbres de EVH no GAS Station: EVH 5150 III 50W EL34

Timbres de EVH de boutique

Timbres de EVH de boutique, num amplificador que é um cavalo de batalha

Timbres de EVH de boutique!

Desde a chegada do cabeçote 5150 III EL34 de 10 watts, tem havido inúmeros pedidos pelo mesmo design em um formato mais acessível. A EVH ouviu e respondeu com o 5150 III 50W EL34. Possuindo os mesmos timbres devastadores e flexibilidade similar, o 50W possui três canais: canal 1 (limpo) e canal dois (crunch) compartilham a mesma equalização, mas possuem controles de ganho e volume em bem concebidos controles duplos concêntricos; o canal 3 (solo) possui sua própria equalização. Um controle global de presença no painel frontal e um controle de ressonância global no painel traseiro afinam a resposta de frequência do estágio de potência para o seu gosto. Outros recursos incluem uma saída para fones de ouvido e um loop de efeitos em série, que é acionável via pedal utilizando o controle de quatro botões incluso, juntamente com uma saída de pré-amplificador. O 5150 EL34 também obedece a mudanças de programa via MIDI, então você pode sincronizá-lo com as suas unidades de efeito e controladores de chão compatíveis.

A versão EL34 do 5150 é importante porque o trabalho inovador no começo de carreira do Van Halen dependia pesadamente de cabeçotes Marshall Super Lead altamente modificados que usavam as EL34. Comparadas às 6L6, as EL34 possuem uma resposta de frequência levemente comprimida e uma clipagem mais agressiva, fazendo deste cabeçote a arma perfeita para atingir os sons antigos do Van Halen, assim como os timbres modernos mais refinados e definidos. Como todos os produtos da EVH, o 50W é belamente desenhado e construído, possuindo um chassi de aço sólido cortado em preto e dourado anodizado com as listras que são a marca registrada de EVH no painel frontal. Por dentro, a maioria dos componentes mora em circuitos impressos de alta qualidade, com o traçado tipicamente limpo e o mínimo de fiação para uma maior confiabilidade.

Sentado firmemente no território dos Plexi envenenados, o canal 1 do 5150 é capaz de limpos cintilantes, com ganho o suficiente para blues levemente saturados. O ganho mais alto do canal 2 é perfeito para o crunch e solos de classic rock, enquanto o canal 3 se lança na estratosfera com níveis de ganho que são alegremente insanos, e que ainda assim conseguem o truque mágico de manter a maioria das dinâmicas que por muitas vezes são perdidas em tais extremos. Isso significa que o 5150 soa nervoso de maneira apropriada até mesmo em volumes de estudo bem baixo. O EVH soa bem com qualquer guitarra, mas um humbucker ao estilo PAF parrudo traz a mágica do cultuado “brown sound” de volta à vida.

O 5150 III 50W EL34 da EVH é uma arma altamente eficaz para o guitarrista moderno de rock e metal que coloca o timbre na frente da complexidade desnecessária. Ele também é um ampli compacto e ideal para viagens enquanto a adição de MIDI traz uma versatilidade de padrão profissional. Ele não é barato, mas os recursos, qualidade de construção e timbre fazem valer o investimento.

RAIO-X

TIPO: Cabeçote com pré-amplificador e potência totalmente valvulados
POTÊNCIA: 50w
VÁLVULAS: 7x 12AX7, 2x EL34
CONTROLES: Canais 1/2 gain, master volume, low mid e high compartilhados. Canal 3 gain, low, mid, high, master volume. Controles global presence e
resonance, chave de impedância de alto-falante de 4/8/16 ohm.
CONEXÕES: Entrada para guitarra, effects send/return, saída para preamp, saída para headphones, entrada para footswitch, entrada MIDI, 2x saídas para alto-falantes
PESO: 15.7kg
DIMENSÕES: 240x510x290mm (AxLxP)
CONTATO: www.evhgear.com.br

* Você lê essa matéria na íntegra na edição #37 da revista Total Guitar Brasil. www.totalguitar.com.br