Guia de Efeitos: O pedal de compressão

Como funciona um pedal de compressão

pedal de compressão

1) Sustain

Esse aqui vai adicionar mais compressão ao seu sinal, então aumentá-lo vai fazer o efeito mais perceptível tanto em termos de sensação quanto de som.

2) Attack

O controle de attack governa o quão rapidamente a compressão entra. Ele é medido em milissegundos. Ajustando-o para um tempo mais longo irá permitir que os primeiros estágios do seu toque permaneçam sem compressão.

3) Level

O controle de level é a saída geral. Como a compressão diminui o ganho, você pode compensar aumentando aqui.

4) Blend

Alguns pedais dividem seu sinal e permitem misturar o sinal não comprimido com o comprimido utilizando este control

COMPRESSÃO

Conheça o levemente mal-falado canivete suíço do seu pedalboard

O QUE VOCÊ APRENDERÁ

– Como um pedal de compressão funciona
– As diferentes utilizações para a compressão
– Regulagens comuns de compressão

Compressão: ela está em toda gravação que você escuta, mas permanece um mistério para muitos músicos. Primeiro, vamos ver o que ela faz.

Um compressor diminui o alcance dinâmico do seu sinal, esmagando os picos mais altos do seu sinal e mantendo o seu som em um nível mais consistente. Quando o som passa de um determinado nível (o ‘threshold’, ou limiar), o volume é abaixado.

Compressores de estúdio fazem isso com alguns controles; threshold (quanto do seu sinal será comprimido), ratio (quanta compressão é aplicada), attack (o quão rapidamente a compressão entra após chegar no nível de threshold), release (o quão rapidamente o nível de sinal volta ao normal após ser comprimido), output (saída) ou ‘make-up gain’ (isto ajusta o volume de saída para compensar a redução de ganho aplicada).

Pedais de compressão para guitarra vêm em formas diferentes, alguns com o traçado de controles simplificado.

O MXR Dyna Comp, por exemplo, possui apenas controles de saída e sensitividade, enquanto outros oferecem controles sobre o ataque, ou um controle blend para dosar a mistura do seu sinal seco com o seu sinal comprimido.

Com algumas poucas regulagens diferentes, você pode utilizar o compressor como uma ferramenta completa para solucionar vários problemas: aumentar o volume, adicionar ataque de palhetada, engordar o som, obter mais sustentação e muito mais!

* Você lê essa matéria na íntegra na edição #31 da revista Total Guitar Brasil. www.totalguitar.com.br