Fica a Dica: Escalas Relativas

Escalas relativas: Traga mudanças de clima na música que você toca usando este truque com a escala maior e a relativa menor.

O que você aprenderá:

  • Como as escalas maiores e menores estão relacionadas
  • As notas dos acordes de Cmaj7 e Am7
  • Um lick tocado sobre esses dois acordes

Nós poderíamos encher a revista várias vezes sobre o assunto escalas, mas, ao invés de deixar você atolado com tanta informação, veremos apenas duas: a escala maior e a escala menor natural.

É vital saber essas escalas já que elas são a base das notas usadas nas músicas em tonalidades maiores e menores – é uma informação útil se você estiver improvisando um solo ou construindo uma progressão de acordes.

De fato, é possível que essas escalas possuam as mesmas notas – uma coisa conhecida como escalas relativas. Leia mais para entender essa relação, e saiba como explorar isso em sua própria música. (clique para ampliar a imagem)

Escalas Relativas: Mudanças de clima na música

Este lick tem a duração de dois compassos, primeiro sobre um acorde de Cmaj7 e depois sobre um Am7 – assim, o lick se mantém o mesmo, mas os acordes mudam. Mais uma vez, ouça a diferença de clima na música, graças a esta, relativamente simples, mudança.