Radar: Eu e Minha Guitarra – Tosin Abasi

Tosin Abasi, do Animals as Leaders

O colosso do prog-metal Animals as Leaders, Tosin Abasi, nos leva para conhecer o protótipo de sua nova e deslumbrante ibanez modelo signature.

O corpo

Isso aqui é bem especial para mim porque é um desenho de corpo completamente novo que a Ibanez permitiu que eu concebesse. Tenho uma série bem extensa de guitarras com design ergonômico em minha coleção, e queria incorporar alguns desses conceitos de design a uma guitarra própria, em conjunto com a Ibanez – este é o resultado!

A estética

Esteticamente, me dei conta que muitas das guitarras que eu gostava contavam com acabamentos bem intricados na madeira natural. Mas do ponto de vista do design, queria criar algo que tivesse uma cara moderna. Então comecei a tirar referências de coisas como design alemão de carros – Audi e Porsche, por exemplo – e até mesmo coisas como os produtos da Apple. Foi daí que tive a ideia de fazer o acabamento fosco. A cor é monocromática, mas enquanto o corpo é fosco, os frisos são polidos – só para dar um contraste no acabamento. Mas a cor continua sendo única para todo o corpo.

A cor

Essa é uma guitarra custom única e pontual, mas o modelo final provavelmente será bem parecido. Talvez não nessa cor… sabe, eu quero uma pra chamar de minha!

A escala

Um dos problemas que tenho com guitarras de oito cordas é o comprimento da escala. A melhor solução que encontrei foi criar uma escala composta – basicamente aplicando o fanned-fret. Isso quer dizer que tenho uma escala menor nas cordas agudas – mantendo a tensão de uma guitarra de seis cordas. Mas ela é mais extensa nas cordas mais graves, o que fornece a tensão necessária para dar clareza ao som. É ótimo, porque o braço é mais curto em termos de dimensão, mas você conta com os benefícios de uma escala longa.

Os captadores

Simplifiquei a configuração dos captadores – estes são protótipos Seymour Duncan. O da ponte é expressivo e tem output moderado com médios em destaque, e o do braço tem um pouco mais de brilho que a maioria – queria algo que me desse um som mais próximo de um single-coil. É um som que transpõe muito bem grande parte das técnicas que uso. Estou muito contente com esses captadores até o momento.