Blues ao estilo Muddy Waters

Blues ao estilo Muddy Waters

Blues ao estilo Muddy Waters

Uma faixa tradicional de blues, inspirada pelo legendário Muddy Waters, particularmente na clássica era com Jimmy Rogers na guitarra.

Nossa faixa usa alguns truques de blues que irão ajudar a orientá-lo a tocar sobre. Primeiramente vem o verso, que está em B menor. A cifra mostra um Bm7, mas, de fato, este acorde nunca é tocado. Ao invés disso, tocamos um riff que usa notas do acorde para implicar o acorde de Bm7.

É um truque usado por cada ‘bluesman’ desde os anos 50. O refrão muda para uma progressão de acordes dominantes (E7, B7 e assim por diante são conhecidos como acordes dominantes).

Estes acordes possuem uma sonoridade bluesy, que contrasta com o som mais direto do verso. De B7 para E7 e para F#7 é uma típica progressão de blues tradicional, mas, ao começar pelo E7, o refrão chega com momentum – um outro truque que tem sido usado por todos, desde Chuck Berry até Jack White.

ESCALAS

O verso está no tom de B menor, assim, tanto a pentatônica de B menor quanto a escala blues soam bem aqui. A escala blues de B funciona bem no refrão também. Ou você pode mudar para a pentatônica de B maior, para uma vibe mais alegre e radiante. As pausas na ponte dão um pouco mais de opções.

ACORDES

O acorde de Bm7 não é tocado no backing track – é delineado pelo riff de guitarra, mas vale a pena aprender o desenho do acorde, para qualquer ideia rítmica que você tiver. De forma geral, usamos os desenhos de E e de A; os desenhos em outras regiões aparecem apenas no final da ponte.

JAM TRACK / BLUES AO ESTILO MUDDY WATERS

Esta frase aparece frequentemente na nossa jam track, delineando o riff nos versos. A frase é baseada na pentatônica de B menor (B D E F# A), que, graças às notas em comum, implica o som do acorde de Bm7 (B D F# A).

JAM TRACK – STICK IN THE MOOD

* Você lê essa matéria na íntegra na edição #32 da revista Total Guitar Brasil. www.totalguitar.com.br